Tira-Dúvidas para os Professores Organizadores

Como faço para inscrever minha escola no DNA?

Para participar é simples, basta fazer o seu cadastro como professor organizador de sua instituição de ensino. Apenas as escolas com professores organizadores cadastrados poderão participar. Caso você já tenha um cadastro, não é necessário fazer outro. Use os mesmos dados de acesso, eles são válidos.

Se já possui um cadastro mas esqueceu seus dados, basta usar o "Esqueci minha senha". Seus dados de acesso serão enviados para o seu e-mail.

As equipes inscritas para o DNA – Fundamental concorrem com as equipes do DNA – Médio?

Não. As categorias são independentes e não concorrem entre si. Cada categoria terá a sua própria equipe vencedora.

Como posso inscrever as minhas equipes de alunos?

Aguarde o período de inscrições, forme uma ou mais equipes com no máximo 5 (cinco) alunos de sua escola e preencha a ficha de inscrição que estará disponível dentro da Área dos participantes. Lembramos que apenas as escolas com professores cadastrados poderão inscrever equipes.

1 - Acesse Área dos participantes com seus dados de acesso gerados no seu cadastro de professor.
2 - Use o  botão "Cadastrar Equipes" disponível dentro de sua área.

Na ficha de inscrição de equipe foi solicitado apenas o nome do líder de cada equipe.  Como faço para cadastrar o restante dos membros?

Cada líder de equipe deverá acessar a Área dos participantes com os dados de acesso de sua equipe e completar o cadastro de sua equipe por meio do botão “Alterar Dados”. Lembramos que existe a senha de professor e a senha de equipe. O líder deve usar a senha própria para sua equipe.

Qual é o valor da taxa de inscrição ?

O valor é de R$ 100,00 por equipe de até 5 alunos e um professor. Lembramos que esse valor é por equipe e não por pessoa.

Como deverá ser feito o pagamento da taxa de inscrição?

A taxa deverá ser paga por meio de boleto bancário retirado em nosso site. Para ter acesso aos boletos bancário de suas equipes, basta acessar a Área dos participantes e usar o botão “Minhas equipe”. Lembramos que primeiro você deverá inscrever as suas equipes usando o botão “Cadastrar equipe” e somente depois gerar os boletos.

Gerei os boletos bancários para minhas equipes mas perdi o prazo de vencimento indicado. O que devo fazer?

Não existe problema. Acesse a sua área e retire novos boletos. Eles serão gerados com novas datas de vencimento.

A escola é responsável por pagar a taxa de inscrição de suas equipes no DNA?

Não. Cabe aos alunos e professores se inscreverem e efetuarem o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. Lembramos que esse valor é por equipe de até 5 alunos e um professor e não por pessoa.

O que é o Desafio do Dia?

Os desafios do dia não fazem parte da competição, eles são apenas desafios de edições passadas do DNA. Os desafios disponibilizados no desafio do dia são apenas para treino e prática.

Qual é o papel do professor no DNA?

O Professor Organizador possui o papel de facilitador. Para isso ele terá a responsabilidade de divulgar o evento e ajudar na formação e inscrição das equipes de sua escola. Durante o jogo ele poderá também ajudar na resolução dos enigmas, indicando caminhos e meios de pesquisa para que os integrantes encontrem as soluções dos desafios.

Alm disso, ser o responsvel por receber os comunicados oficiais da Coordenao do evento e transmiti-los equipe, quando for o caso.

Pode existir mais de um Professor Organizador por escola?

Sim. Deve haver um professor para cada equipe inscrita, porm o mesmo professor pode integrar mais de uma equipe.

Posso ser Professor Organizador de mais de uma instituição de ensino, categoria ou equipe?

Sim. Você pode se professor em quantas escolas desejar além de coordenar equipes em categorias diferentes e até coordenar mais deu uma equipe ao mesmo tempo.

Qual é o papel do aluno no DNA?

Os alunos so os personagens principais deste evento. Cabe a eles formar suas equipes para participar do desafio.

Além de terem contato com uma nova metodologia pedagógica, eles poderão se divertir, ganhar prêmios e interagir com alunos das diversas regiões do país.

Existe alguma premiação para o professor?

Sim. O professor ter direito mesma premiao dos integrantes de sua equipe.

Quais os principais objetivos do DNA?

O principal objetivo do DNA é estimular a atitude ativa na busca pelo conhecimento, motivando professores e alunos a usarem novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem.

Somado a isto, este evento visa promover o intercâmbio sócio-cultural entre as milhares de escolas particulares e públicas de todas as regiões do país.

O DNA é uma iniciativa do MEC?

Não. O DNA é um projeto idealizado pelo Projeto Nacional de Educação a Distância - ProNEAD em parceria com diversas instituições.

O ProNEAD é uma organização que tem por missão contribuir com o crescimento do país por meio da expansão do sistema educacional. Para tal, o ProNEAD acredita que a melhor forma seja a transferência de conhecimento às instituições de ensino conscientes de seu papel na transformação do Brasil.

O DNA é somente uma competição?

Não. O Desafio Nacional Acadêmico é muito mais que isso. A competição é apenas um elemento motivacional. Ela ajuda a criar um clima de expectativa com a divulgação dos resultados, com o desempenho da escola e com a festa da premiação.

Os alunos das primeiras séries serão prejudicados ao competirem com outros da última série?

Não. O conteúdo das questões é acessível a todos os participantes, não privilegiando nenhuma delas.

Somado a isso, as questões estão formatadas de forma que estimulem a busca pelo conhecimento por meio da pesquisa em outras fontes de aprendizado. Assim, as equipes com maior criatividade terão maior facilidade em relação àquelas que contarem apenas com o seu conhecimento já adquirido.

Quais os pré-requisitos para participar do DNA - Fundamental e DNA - Médio?

Ser aluno ou professor do ensino fundamental ou médio em qualquer estabelecimento público ou privado reconhecida pelo MEC-Ministério da Educação ou ser professor de qualquer curso ou programa a distância.

Possuir micro-computador com processador Pentium III, Duron ou Atlon de 450MHz ou superior, 128 MB RAM, Windows 98/NT4/ME/2000/XP, placa de vídeo com resolução mnima de 800x600 e esquema de cores de 16 bits, placa de som compatível com Windows, caixas de som padrão, plug in Flash 9, acesso à Internet e navegador Chrome ou FireFox.

Preciso instalar algum software específico no meu computador?

Todo o sistema do jogo utiliza somente a porta 80 padrão para Internet e poderá ser solicitado aos participantes o download de arquivos com extensão, .zip, .mov, .mp4, .wmv, .pdf, .swf, .jpg, .gif, .mp3. Para visualizar estes arquivos tenha certeza que seu computador possui os softwares necessários para isso.

Como será o Desafio?

Desafio virtual possui 4 tarefas surpresas, 110 desafios mais um enigma final. Os 110 desafios são divididos em 11 áreas de conhecimento, sendo eles: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, profissões, tecnologia, esportes, raciocínio lógico, vestibular e empreendedorismo. A equipe que concluir o maior número de tarefas, solucionar o máximo de desafios e desvendar o enigma final dentro do prazo estabelecido no Manual do Participante será  a campeã.

Existe limite de equipes por escola?

Não. Cada instituição de ensino cadastrada poderá inscrever quantas equipes desejar.

As equipes podem ser formadas por alunos de séries diferentes?

Sim. As equipes podem ser formadas de maneira mista. Isto é, os componentes podem estar cursando séries diferentes, mas devem ser da mesma escola.

As equipes podem ser formadas por alunos de escolas diferentes?

Não. Todos os componentes da equipe devem estar matriculados em uma mesma escola.

As equipes devem estar dentro da escola durante o Desafio?

Não. As equipes podem utilizar qualquer computador de qualquer localidade. Exemplos: computador de casa, casa de jogos em rede, CyberCafés, lanchonetes e etc.

Nem a minha escola nem eu possuímos computador ligado a Internet, posso participar?

Pode. Para participar do Desafio é imprescindível que se tenha um computador com acesso a Internet. No entanto, se nem a sua escola ou você possua um, você pode usar o de um amigo, parente ou ainda procurar lojas e lanchonetes que ofereçam esse serviço.

Esqueci minha senha, como faço para acessar a área dos participantes?

É simples, basta utilizar o botão “esqueci a senha” e preencher o campo que aparecerá com o seu e-mail. Após isso, você receberá a senha na sua caixa de e-mail.

Onde eu encontro a senha das minhas equipes cadastradas?

Basta acessar a área dos participantes e clicar no botão "Minhas equipes".

Como será o acesso aos desafios e tarefas extras durante o DNA?

O acesso para os desafios será liberado na data e hora marcada para sua categoria bem como as tarefas extras. O acesso aos desafios será disponibilizado na tela inicial da página do DNA, já para ver as tarefas extras será necessário que cada equipe acesse a área dos participantes.

Como faço para apagar a inscrição de uma equipe ou alterar a sua categoria?

Para apagar ou alterar a categoria de uma equipe já inscrita, basta acessar a Área dos participantes e usar o botão "Minhas equipes".