Regulamento
CAPTULO I - OBJETIVO

ART 1

O Desafio Nacional Acadmico - DNA um desafio nacional, de carter cultural, promovido pelo Projeto Nacional de Educao a Distncia - ProNEAD em parceria com outras Instituies, objetivando:

  • Difundir a filosofia pedaggica WEBQUEST ;
  • Possibilitar aos participantes uma oportunidade para testar seus conhecimentos por meio de atividades ldicas, onde o aprendizado acontece de maneira vivencial;
  • Promover o uso de novas tecnologias para o aprendizado;
  • Modernizar modos de fazer educao;
  • Promover a aprendizagem cooperativa;
  • Desenvolver capacidades cognitivas de ordem superior;
  • Transformar informaes ativamente;
  • Promover o intercmbio social e cultural entre os alunos, professores, escolas e outras pessoas das diversas regies do pas;
  • Incentivar os seus participantes a terem uma postura ativa na busca pelo conhecimento;
  • Desenvolver a capacidade de compreenso, cooperao, processo decisrio e criatividade na resoluo de problemas;e
  • Incentivar o empreendedorismo em seus participantes.

CAPTULO II O DESAFIO

ART 2 - PARTICIPANTES

  1. O desafio destina-se aos alunos e professores do nível médio - categoria nível médio -, fundamental (5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª séries) - categoria ensino fundamental - e qualquer pessoa interessada em participar, incluindo universitários - categoria aberta - .

  2. Cada equipe poderá ser composta no máximo por cinco pessoas, todos atendendo aos critérios previstos neste regulamento.

  3. Alunos matriculados no ensino médio poderão participar da categoria DNA - Ensino Médio e Aberto, alunos matriculados no ensino fundamental poderão participar na categoria DNA - Ensino Fundamental, Médio e Aberto, alunos de cursos superiores, cursos a distância e outras pessoas poderão participar somente na categoria DNA - Aberto.

  4. Cada escola deverá ter um ou mais professores organizadores que serão os responsáveis em divulgar o evento, formar e inscrever as equipes, assim como coordenar o evento dentro de sua instituição. ( Válido apenas para as categorias ensino fundamental e médio )

  5. As categorias DNA - Ensino Médio, DNA - Ensino Fundamental e DNA - Aberto são distintas e não concorrem entre si.

  6. As equipes para as categorias ensino médio e fundamental podem ser formadas por alunos de diferentes séries do ensino médio, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª séries do ensino fundamental ou da mesma série. As equipes da categoria DNA - Aberto podem ser formadas sem restrições de qualquer tipo.

  7. As equipes podem ser formadas por alunos da mesma turma ou turmas diferentes, da mesma série ou séries diferentes. ( Válido apenas para as categorias ensino fundamental e médio )

  8. Todos os integrantes da equipe deverão estar matriculados na mesma escola de uma mesma unidade da federação.( Válido apenas para as categorias ensino fundamental e médio )

  9. Um mesmo aluno não poderá integrar mais de uma equipe de uma mesma categoria.

  10. Todas as equipes das categorias nível médio e fundamental devem possuir um Professor Organizador de sua escola.

  11. Um mesmo professor pode ter mais de uma equipe sob sua organização e integrar equipes de diferentes categorias.

  12. A função do professor é de auxiliar, aconselhar e manter a conduta ética da(s) sua(s) equipe(s) durante o evento.

  13. Para efeito apenas de organização e melhor comunicação, um dos membros da equipe será o representante, Líder, desta perante a Coordenação, preferencialmente poderá receber e passar eventuais informações que não estiverem na página oficial do desafio. Entretanto, formalmente, não haverá qualquer distinção entre os membros da equipe, sendo todos responsáveis de forma integral pelas decisões e mensagens, comunicação, avisos e informações gerais através da área restrita do site.

ART 3 - CARACTERSTICAS DO DESAFIO

  1. O evento composto por 3(três) fases. A primeira fase é constituída por 4 tarefas surpresas, a segunda fase constituda por 110 desafios abordando temas especficos, sendo eles: idiomas, história, Direito, raciocnio lgico, msica, esportes, curiosidades, atualidades, meio ambiente, tecnologia e um tema surpresa. A terceira fase constituda por um enigma de formato surpresa.

  2. permitida a utilizao da Internet, a pesquisa em livros e a consulta a professores ou terceiros na resoluo dos desafios.

  3. permitida a comunicao entre as equipes, no entanto, estritamente proibida a troca direta de respostas, enunciados dos desafios ou dicas. Caso comprovado este fato, as equipes envolvidas serão desclassificadas.

  4. Todo o Desafio ter como referncia o horrio do computador servidor da coordenao do desafio (Horrio de Braslia).

ART 4 - PROCESSO DE INSCRIO

  1. Inscrições das equipes para as categorias ensino médio e fundamental:
  2. Serão feitas exclusivamente pelos professores cadastrados via Internet, no site oficial do desafio, www.desafionacional.com.br com o preenchimento e envio da ficha de inscrição, efetuados somente após a leitura e aceitação integral dos termos e condições do presente Regulamento. Confira as datas limites para cada categoria no Calendário DNA.

  3. Inscrições das equipes para a categoria aberta:

    Serão feitas exclusivamente via Internet, no site oficial do desafio, www.desafionacional.com.br com o preenchimento e envio da ficha de inscrição, efetuados somente após a leitura e aceitação integral dos termos e condições do presente Regulamento. Confira as datas limites para cada categoria no Calendário DNA.

  4. Pagamento da taxa de inscrio:
  5. O pagamento da taxa de inscrio, no valor de R$ 100,00 por equipe de até 5 (cinco) pessoas, dever ser efetuado por meio de boleto bancrio, que ser disponibilizado no site e dever ser impresso pela equipe. A taxa de R$ 100,00 é por equipe e não por aluno.

  6. No caso de impossibilidade de impresso do boleto, a equipe poder efetuar o pagamento tendo em mos o cdigo numrico identificador do boleto (IPTE).

  7. O pagamento da taxa de inscrio dever ser efetuado no prazo estabelecido no boleto bancrio gerado. O no pagamento da taxa de inscrio acarreta na excluso da equipe do processo de inscrio.

  8. Confirmao da Inscrio
  9. Aps o pagamento da taxa, a equipe receber uma mensagem de confirmao da inscrio em um prazo de at dois dias teis dentro da sua rea de participantes. Caso a equipe no receba a mensagem de confirmao neste prazo, dever entrar em contato imediatamente com a Coordenao do desafio. A mensagem de confirmação não será enviada por e-mail. Ela estará disponível dentro da área dos participantes.

ART 5 - COORDENAO DO DESAFIO

  1. O desafio ser coordenado por uma Comisso composta por representantes do Projeto Nacional de Educao a Distncia - ProNEAD.

ART 6 - O DESAFIO

1. Calendário do DNA

Cronograma de Atividades do DNA - Ensino Fundamental, Médio e Aberto

Atividade

Início

Término

Inscrições

23/04/2018

08/06/2018 (20h00min)

Pagamento da taxa de inscrição

23/04/2018

08/06/2018 (20h00min)

Tarefas extras

09/06/2018 (9h00min)

13/06/2018 (20h00min)

Resolução dos 110 desafios

09/06/2018 (9h00min)

10/06/2018 (21h00min)

Auditoria

12/06/2018 (14h00min)

13/06/2018 (20h00min)

Resultado dos recursos e da auditoria

14/06/2018 (15h00min)

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Divulgação dos classificados para o Enigma Final

14/06/2018 (18h00min)

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Resolução do enigma final

16/06/2018 (9h00min)

16/06/2018 (15h00min)

Divulgação da equipe vencedora

18/06/2018 (14h00min)

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Pedido de desclassificação da equipe vencedora

18/06/2018 (14h00min)

18/06/2018 (21h00min)

Confirmação do resultado final

19/06/2018 (14h00min)

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Entrega das premiações

Até 30/08/2018

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2 . Critrios de Classificao

2.1. O Desafio é composto por 3(três) fases. A primeira fase é constituída por 4 tarefas surpresas, a segunda fase é constituída por 110 desafios abordando temas específicos, sendo eles: idiomas, história, Direito, raciocínio lógico, música, esportes, curiosidades, atualidades, meio ambiente, tecnologia e um tema surpresa. A terceira fase é constituída por um enigma de formato surpresa.

2.2. A segunda fase eliminatria, tendo um critrio classificatrio para a terceira fase.

2.3. Apenas as equipes com um rendimento igual ou superior mdia nacional de pontos sero classificadas para terceira fase (Enigma Final).

2.4. Mdia Nacional igual soma total de pontos de todas as equipes na segunda fase, dividido pelo total de equipes inscritas no evento.

2.5. Todas as equipes que atingirem a média nacional estarão classificadas para terceira fase (Enigma Final).

2.7. As equipes que no atingirem pontuao igual ou superior mdia nacional sero desclassificadas e no podero participar do Enigma Final.

2.8. As equipes devem estudar o Manual do Participante, que contm explicaes precisas sobre todo o funcionamento do Desafio. Não serão enviados e-mails, alertando os participantes sobre as datas de cada atividade.

2.9. A divulgao da mdia nacional de pontos e das equipes classificadas para o Enigma Final ser feita no site oficial do evento respeitando o cronograma de atividades para cada categoria.

2.10. A equipe que concluir o maior número de tarefas extras, solucionar o máximo de desafios e desvendar o enigma final dentro do prazo estabelecido no Manual do Participante para cada categoria será a campeã.

2.11. As equipes que no forem classificadas para a final podem ajudar as equipes classificada para o Enigma Final.

2.12. O Enigma Final dever ser resolvido respeitando o cronograma de atividades para cada categoria.

2.13. O Enigma Final não pode ser resolvido por sorte ou chute. A equipe deverá interpretar as pistas conquistadas na segunda fase, ou parte delas.

2.14. A interpretação das pistas e o envio da justificativa fazem parte da resolução do Enigma Final.

2.15. Às 11h serão divulgadas dicas pela coordenação para ajudar na resolução do Enigma Final. As dicas serão divulgadas mesmo que alguma equipe já tenha resolvido o enigma.

2.16. Faltando 15 minutos para o trmino do jogo, se nenhuma equipe tiver resolvido o Enigma Final, haver prorrogao do prazo de encerramento, assim continuando at que, no mnimo, 1 (uma) equipe de cada categoria consiga resolver o enigma.

2.17. Havendo empate na pontuao, a ordem de classificao ser definida pelo número de tarefas extras concluídas e posteriormente pela hora de resoluo do enigma final.

2.18. O horrio de referncia para critrio de desempate ser sempre o marcado pelo computador servidor da coordenao do desafio (Horrio de Braslia).

2.19. O resultado preliminar do desafio ser publicado no endereo eletrnico oficial do DNA respeitando o cronograma de atividades para cada categoria.

ART 7 - RECURSOS e AUDITORIAS

  1. O perodo para recursos respeitará o cronograma de atividades para cada categoria.

  2. Sero somente aceitos os recursos enviados pelo sistema de recursos disponvel dentro do console do jogo. O envio de recursos por qualquer outro meio de comunicao serão ignorados.

  3. As equipes são obrigadas a fornecer quaisquer informações solicitadas pela organização do evento durante o prazo de auditoria.

  4. As equipes que não fornecerem as informações solicitadas dentro dos prazos estabelecidos ou cujas explicações não sejam aceitas pela coordenação do evento serão desclassificadas.
CAPTULO III COMUNICAES

ART 8

  1. de total responsabilidade da equipe o desempenho e conexo do provedor por ela escolhido.

  2. O atendimento s dvidas ser realizado exclusivamente atravs da rea de atendimento, e no se constitui em um atendimento em tempo real. Os questionamentos apresentados durante a noite, feriados nacionais e finais de semana sero processados a partir das 9 horas do primeiro dia til subseqente.

  3. As equipes que encaminharem central de atendimento solicitaes cujas respostas estejam explicitadas no site do DNA, no manual do participante ou neste regulamento no sero atendidas.

  4. Todas as informaes referentes ao desafio esto disponibilizadas no endereo eletrnico oficial do DNA: www.desafionacional.com.br

  5. Toda a comunicao entre a coordenao do DNA e as equipes se dar por meio do endereo eletrnico oficial ou por e-mail.

  6. obrigao das equipes se manterem informadas, verificando sempre seus e-mails e as notcias no endereo eletrnico do DNA.

  7. de total responsabilidade das equipes a manuteno do sigilo de suas senhas de acesso. Sua senha tem carter exclusivo e s deve ser usada pelos membros de sua equipe.
CAPTULO IV EQUIPAMENTOS E ACESSO AO SITE OFICIAL

ART 9

A configurao mnima necessria do equipamento para participar do desafio :

Micro-computador com processador Pentium III 450MHz ou superior, 128 MB RAM, Windows 98/NT4/ME/2000/XP/Vista, placa de vdeo com resoluo de 800x600 e esquema de cores de 16 bits, placa de som compatvel com Windows, caixas de som padro, plug in do Flash e acesso Internet.

No responsabilidade da organizao do desafio a soluo de problemas tcnicos que venham a ocorrer, tais como: incompatibilidades de placas, desempenho de memria e da mquina, alm de problemas de comunicao ocasionados por redes ou provedores de acesso.

Portanto, as equipes que utilizarem mquinas conectadas em redes com configuraes tcnicas especiais (firewall, proxy e outras) devero procurar o auxlio de um suporte tcnico local para o perfeito acesso ao endereo eletrnico do DNA.

Todo o sistema do jogo utiliza somente a porta 80 padro para Internet e poder ser solicitado aos participantes o download de arquivos com extenso, .zip, .mov, .wmv, .pdf, .swf, .jpg, .gif, .mp3. Para visualizar estes arquivos tenha certeza que seu computador possui os softwares necessrios para isso.

ART 10

Para que as equipes possam visualizar todas as funcionalidades do site oficial, obrigatrio o uso do browser de navegao na Internet - Internet Explorer verso 6.0 ou superior ou FireFox.

O endereo eletrnico oficial do desafio melhor visualizado na resoluo 1024x768.

CAPTULO V PREMIAO

ART 11

As premiaes sero entregues seguindo o calendário de atividades de cada categoria, aps a apreciao de possveis recursos e a confirmao do resultado preliminar.

  1. Equipe vencedora de cada categoria:

    Integrantes da equipe: troféu representativo da 1ª colocação, certificados e cinco vales-compra no valor de R$ 1.000,00, cada, em um total de R$ 5.000,00.

    Professor organizador: troféu representativo da 1ª colocação, certificado e um vale-compra no valor de R$ 1.000,00.

    No ser entregue o valor em espcie(dinheiro) em hiptese alguma. Os integrantes das equipes vencedoras receberão vales-compra, para efetuar comprar em qualquer site disponvel na Internet nacional ou internacional. Os participantes ficam livres para adquirem um ou mais itens at o valor mximo de seu vale-compra.

Certificados de participao

Todos os participantes, como reconhecimento de seu esforo, podero retirar eletronicamente um certificado de participao ao final do evento, no site www.desafionacional.com.br. O certificado ficará disponível pelo prazo de 30 dias após o término de cada categoria. Após esse prazo não será mais possível retirar os certificados.

CAPTULO VI PENALIDADES

ART 12 - DESCLASSIFICAO

  1. Alm das hipteses de desclassificao previstas neste regulamento, ser desclassificada toda e qualquer equipe que tentar invadir e/ou violar os sistemas do jogo ou tentar, de qualquer forma, adulterar resultados de equipes no desafio. Sero desclassificadas tambm as equipes que, por si ou por seus integrantes agirem de forma inadequada, irresponsvel, desrespeitosa ou antitica, em relao s demais equipes, aos seus colegas, aos interlocutores do DNA, aos representantes do ProNEAD, ou ainda Comisso Coordenadora.

  2. Estar desclassificado do desafio o membro da equipe que no apresentar, quando solicitado, documentos eventualmente necessrios para comprovar a veracidade de informaes e o preenchimento das condies exigidas para participao no jogo.

  3. Estaro desclassificadas as equipes que comprovadamente, no intuito de obter vantagem no desafio, trocarem respostas ou informações entre si.

  4. Ao final de cada etapa será realizada uma auditoria de todas as equipes participantes para verificar possíveis fraudes.

  5. Estará desclassificada do desafio a equipe que não apresentar, quando solicitado, explicações e raciocínios condizentes com o tempo de respostas registrado pelo sistema dentro do prazo estabelecido pela auditória.

  6. É proibido qualquer tipo de divulgação dos enunciados, imagens, áudios, vídeos e repostas integrantes de cada um dos desafios e do Enigma Final em qualquer meio de comunicação. A divulgação irá desclassificar a equipe infratora.

  7. É proibido pedir ajuda, pistas ou dicas em sites de relacionamento como Orkut e outros.  Caso sejam encontrados pela equipe de monitoramente ou por meio de denúncias as equipes envolvidas serão desclassificadas.

  8. A evolução das equipes no desafio será monitorada pela coordenação do DNA, sendo comprovada qualquer fraude a equipe, a escola ou a instituição serão desclassificadas.

CAPTULO VII DISPOSIES GERAIS

ART 13

A inscrio no desafio, que s pode ser efetuada mediante a marcao do Aceito na tela de inscrio, implica necessariamente no aceite integral e irrevogvel de todos os termos, condies e clusulas do presente regulamento.

ART 14

No haver devoluo da taxa de inscrio s equipes que desistirem, perderem prazos ou forem desclassificadas do desafio.

ART 15

Apesar de toda a comunicao oficial se dar por e-mail ou pelo endereo eletrnico, em casos excepcionais a coordenao poder utilizar outro meio de comunicao.

ART 16

responsabilidade de toda a equipe manter-se informada sobre as regras do evento.

ART 17

vedada a participao no desafio de qualquer empregado, estagirio ou terceirizado que mantenha vnculo profissional com o ProNEAD ou qualquer uma das Instituies colaboradoras.

ART 18

O ProNEAD poder a seu juzo, utilizar as informaes do DNA e os referidos direitos diretamente ou atravs de terceiros, com ou sem modificaes, mesmo aps o trmino do jogo, sem que caiba aos participantes individualmente ou s equipes qualquer remunerao, nus ou indenizao.

ART 19

Os casos omissos sero resolvidos pela Comisso Coordenadora, cujas decises, nos termos deste regulamento, so soberanas e irrecorrveis.

ART 20

O pagamento da taxa de inscrio, bem como a participao no desafio, no dar direito aos participantes de auferir quaisquer vantagens, remunerao ou indenizao, de qualquer espcie.

ART 21

Este regulamento o documento oficial do DNA para todos os fins e efeitos de direito. Caso sejam verificadas divergncias entre informaes constantes nos sites, nos manuais, nos regulamentos especficos ou nos materiais de divulgao, prevalecer o quanto estipulado no presente regulamento.

ART 22

A Data de incio do desafio poder ser adiada por deciso da comisso organizadora, em razo de impedimentos que impossibilitem a realizao do evento na data divulgada, sendo dever da comisso comunicar a todas as equipes inscritas a nova data estipulada.

ART 23

De acordo com a coordenao do DNA, o desafio poder ser cancelado, sendo obrigao desta a devoluo da taxa de inscrio aos lderes de cada equipe.

ART 24

de total responsabilidade das equipes a ateno a todas as informaes contidas neste regulamento, no endereo eletrnico oficial e no manual do participante. O desconhecimento das regras ou prazos no ser aceito como justificativa de quaisquer transgresses cometidas pelas equipes.

ART 25

Fica eleito o Foro da comarca de Braslia (DF) para a resoluo e julgamento de quaisquer questionamentos, dvidas, controvrsias e litgios de qualquer natureza, referentes s decises tomadas pela Comisso Coordenadora, em particular, aquelas relacionadas a fases, classificaes, forma de premiaes e seu pagamento, dentre outras relacionadas execuo e desenvolvimento do presente desafio, em detrimento de qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja.